Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes apinhados e tortos são difíceis de limpar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam não apenas cáries dentais, mas eventualmente doenças periodontais e perda dentária. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM (articulação) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Alguns pacientes apresentam problemas dentários complexos que exigem que a prática ortodôntica seja articulada com outro tipo de intervenções sejam, cirurgias, tratamento de canal, restaurações, implantes ou tratamentos periodontais. Nessas situações, é elaborado um plano de tratamento que privilegia uma abordagem multidisciplinar entre as diversas especialidades.
Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.
Com base nesse estudo inicial, será detalhado um planejamento individual e apresentado os possíveis tipos de aparelho para o seu caso. Dentre eles, trabalhamos com Aparelhos Móveis, Fixos Metálicos, Estéticos, de Porcelana, Autoligáveis e Invisalign.