Dentistas e Clínica Odontológica na Tijuca e na Freguesia (Jacarepaguá)

Especializações para sua saúde bucal como implantes dentários, ortodontia, ortodontia e facetas dentárias

Profissionais especializados e super qualificados para atendê-lo com excelência

Especialidades

Periodontia

A Periodontia é a especialidade da Odontologia que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes, o Periodonto. A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal.

A doença periodontal geralmente é indolor e você pode não saber que tem um problema até que suas gengivas e osso de suporte estejam seriamente comprometidos. A boa notícia é que as doenças periodontais podem frequentemente ser tratadas nos estágios iniciais com raspagem e alisamento radicular. Durante um exame clínico, o dentista examina suas gengivas para verificação de problemas periodontais. Em caso de diagnóstico de doença periodontal, seu dentista pode realizar o tratamento ou pode encaminhá-lo para um Periodontista, que é um dentista especializado. O tratamento geralmente depende do grau de progressão da doença e da resposta do seu corpo à terapia.

As principais doenças periodontais são: Gengivite e Periodontite.

A gengivite, é uma inflamação da gengiva  em torno dos dentes. Ela é causada por bactérias da boca. Se as bactérias permanecerem sobre os dentes por muito tempo, elas criam um biofilme chamado placa. Ao longo do tempo, a placa endurece e se transforma em tártaro, que pode espalhar-se abaixo da linha da gengiva. Com a inflamação, as gengivas ficam vermelhas, inchadas e podem sangrar facilmente. Para algumas pessoas, a gengivite vai e vem. É reversível se for tratada precocemente.

A gengivite que não é tratada pode conduzir à Periodontite. O corpo detecta a infecção e o sistema imunológico entra em ação para combatê-la. Mas, ao mesmo tempo, toxinas bacterianas e a resposta natural do corpo à infecção começam a quebrar o osso e o tecido conjuntivo, que seguram os dentes no lugar. Se não for tratada, os dentes podem eventualmente ficarem com mobilidade e serem perdidos.
No caso da Gengivite, o controle de placa realizado pelo paciente, através de uma minuciosa higiene bucal, em conjunto com a raspagem feita em consultório pelo Dentista, é essencial e tem fundamental importância no sucesso do tratamento, e na manutenção dos resultados. 

Para tratar a Periodontite, além dos cuidados citados para o tratamento da Gengivite, é fundamental diagnosticar e estabilizar a doença por meio de sessões de raspagem e alisamento radicular para remoção de tártaro, preferencialmente sempre realizado por um especialista (Periodontista). Seu dentista pode recomendar, prescrever e administrar medicações para ajudar a controlar a infecção e dor ou para facilitar a cicatrização. Após o controle da periodontite, é fundamental que o paciente retorne periodicamente ao periodontista para controle da doença. Se o periodontista detectar qualquer foco de doença ativa, será feita a intervenção necessária (raspagem ou cirurgia). Além disso, em todos os retornos, o especialista deverá rever como está a técnica de escovação do paciente.

Outro ponto importante, é que com o não tratamento dessas condições, essas bactérias, que estão na boca, provenientes da infecção crônica podem deslocar-se para o sistema circulatório. As bactérias podem então, contribuir para doenças do coração e nos pulmões. Também dificultam o controle da Diabetes e podem desencadear um parto prematuro e com bebês de baixo peso.