Dentistas e Clínica Odontológica na Tijuca e na Freguesia (Jacarepaguá)

Especializações para sua saúde bucal como implantes dentários, ortodontia, ortodontia e facetas dentárias

Profissionais especializados e super qualificados para atendê-lo com excelência

Especialidades

Bruxismo

O bruxismo é um transtorno funcional (um hábito) que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica enquanto acordado e ainda mais fortemente durante o sono. A pressão dos dentes inferiores e superiores, uns sobre os outros, pode ser até dez vezes maior do que a usada para mastigar alimentos duros. Trata-se de um movimento involuntário dos músculos da mastigação, causando atrito entre os dentes. O bruxismo pode ser observado em pacientes de todas as idades e apesar de ser mais frequente durante o sono, também pode ocorrer com o indivíduo acordado.

O bruxismo está altamente associado ao estresse, ansiedade, raiva, frustração ou tensão e pode atingir qualquer pessoa, independente da faixa etária. O bruxismo diurno é uma atividade semi-voluntária de apertar os dentes inferiores contra os superiores e vice-versa e o bruxismo noturno é inconsciente. Ele pode ainda estar associado à má oclusão dos dentes, a outros problemas do sono, como a apneia, por exemplo, dor de ouvido ou de dente e refluxo gástrico, ou ser efeito colateral incomum de alguns medicamentos e complicação de doenças, tais como a doença de Huntington ou doença de Parkinson, por exemplo. A idade, uma personalidade agressiva, certas substâncias estimulantes, como cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem atuar como fatores precipitadores e aumentar o risco de bruxismo.

Alguns dos sinais e sintomas que você deve se preocupar e procurar um dentista são: ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado; dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos; esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente; aumento da sensibilidade dentária; dor na mandíbula, dor de cabeça ou dor no ouvido e marcações na lingual e dor de cabeça.

Se o bruxismo se deve a problemas físicos tais como dentes mal alinhados ou quebrados, o dentista poderá fazer algumas sugestões sobre como corrigir esses problemas, por meio de coroa, aparelhos fixos, ou outras técnicas que podem ajudar a resolver o ranger de dentes. Se o bruxismo é causado por estresse, é importante tratar de identificar os agentes estressantes e procurar formas de se relaxar, inclusive por meio de terapia física específica dos maxilares, meditação e exercício. Para algumas das pessoas que rangem os dentes, os relaxantes musculares ajudam a controlar o problema.

O segundo pilar do tratamento do bruxismo é o uso de placas oclusais rígidas de resina acrílica durante o sono para evitar as contrações musculares que ocorrem em estado inconsciente. A placa oclusal impede que os dentes se toquem e reduz significativamente as contrações musculares do bruxismo. Mas é necessário que esteja muito bem ajustada para funcionar corretamente. Estes ajustes são feitos durante as consultas e podem ser necessárias de quatro a cinco sessões para se ter uma placa bem equilibrada.